Pin It button on image hover
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como germinar sementes

Até pouco tempo atrás eu nunca tinha ouvido falar de germinação (claro que sabia que as sementes germinavam, mas nunca ouvi falar desse processo em casa) e nem que comer as sementes germinadas era algo tão bom para saúde, mas descobri essa maravilhosa técnica e hoje vim compartilhar o que aprendi com você e espero que gostem, pois estou fazendo esse post com todo carinho do mundo.


Para quem ainda não sabe estou fazendo curso de Nutrição funcional e cozinha Saudável e foi no meu curso que aprendi a técnica de germinação e no dia seguinte lá estava eu com minhas sementes prontas para germinar.


Para quem não sabe existem três modos de germinação diferentes: no ar, na terra e na água.

Mas Gita o que eu preciso para germinar minhas sementes???

*Sementes de boa qualidade (se estiverem muito velhas elas não germinam)
*Vidro de boca larga
*Tule
*Elástico
*Vasilha funda
*Bandeja com terra

Com todo em mãos vamos brincar de germinar! Em geral as sementes germinam em 24h e estão prontinhas para comer quando apontam os narizinhos para fora.

Para saber quais sementes germinar e como é o processo de cada uma, eu criei uma tabela para vocês é só baixar Clicando Aqui!!!

 

Etapa 1:


Coloque as sementes em um vidro, tampe com o filó e prenda com o elástico, isso vai facilitar muito na hora de lavar as sementes. Lave muito bem as sementes (umas 5 vezes), encha o vidro de água até cobrir as sementes e deixe de molho por no mínimo 8 horas (8 horas é o tempo mínimo para acordar as sementes)

Germinação no Ar:

 Etapa 2:

Escorra a água do molho e lave muito bem as sementes (mais umas 5 vezes).
  

Etapa 3:

Colocar o vidro com as sementes ainda úmidas em um local inclinado em 45 graus (ou colocar as sementes em uma peneira com um potinho embaixo), para que ela possa pegar ar e escorrer o excesso de água e ficar na sombra.

Etapa 4:

Pela manhã e à noite lavar bem as sementes e retornar ao local inclinado (ou lavar as sementes na peneira e deixar escorrer bem a água)

Etapa 5: A colheita

Quando suas sementes estiverem com o narizinho para fora, elas estão prontas para comer.

Cultivo de brotos no ar:

Algumas sementes devem ser consumidas em forma de brotos, porque algumas tem substâncias tóxicas no processo de germinação. Por isso, continua-se o processo no ar até nascerem as primeiras folhinhas, aí ficam prontas para o consumo.

Germinação na água:

Etapa 2:

Após a primeira etapa, as sementes que germinam na água continuaram imersas, troque a água 2 vezes ao dia.

Colheita:

A colheita acontece quando nascerem os narizinhos (ou modificarem o sabor). O tempo vária, especialmente as que tem a casca grossa.

Brotos na Terra:

Etapa 2:

Após a primeira etapa as sementes que serão cultivadas na terra irão passar pelo processo de germinação no ar.
Com esse processo todas as sementes germinaram, além de acelerar o processo do cultivo

Etapa 3:

Com os narizinhos para fora, as sementes serão espalhadas em um vaso (ou bandeja) em furos embaixo e com três centímetros de terra, cubra as sementes com uma camada bem fininha de terra e regue. Coloque na sombra no início e depois de crescidas coloque no sol, regue regularmente.

Colheita:

Os brotinhos de terra estão prontos para consumo quando aparecerem as duas primeiras folhas, ou no caso das gramas quando atingirem 15cm de comprimento.

Dicas para comprar sementes:   

Ao comprar suas sementinhas sempre olhe a data de validade na embalagem e veja se elas tem aspecto de velhas.
Não compre grandes quantidades de sementes (compras à granel em mercadões), pois elas podem ficar velhas em seu ármario
As sementes sem o germe (descascadas) não iram germinar, mas ao colocar elas na água desencadeará o processo germinativo
O molho pode variar de algumas horas (caso da lentilha rosa) até dias, 24, 48 ou mais horas troque a água diariamente.


 
               
  
 Post inspirado na aula da Prof. Maria Isabella Catarina Schnell.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Topo