O primeiro deles é o coco, eu sempre digo para meu esposo que o coco é o rei dos alimentos, ele é meu favorito e já usei para todos os fins imagináveis, caso você queira aprender receitas deliciosas com essa preciosidade CLIQUE AQUI e aprenda a fazer leite de coco ou CLIQUE AQUI e aprenda a fazer doce de leite de coco.
* ÁGUA: A água do coco é riquíssima em minerais como magnésio e potássio, ela também é diurética e reduz a retenção de líquidos.
*POLPA: A polpa do coco é fonte de energia rápida, para praticantes de atividade física a polpa do coco é muito importante pois ela é rica em potássio e repõe o mineral que é perdido com o suor.
*ÓLEO: Sempre digo que o óleo de coco é ouro líquido por tantos benefícios que ele tem, ele é composto de antioxidantes, diminui os radicais livres, ele é rico em ácidos graxos e vitamina E, ômega 6 e 9.
Pode e deve substituir o óleo de cozinha (aqui em casa só uso ele), pois ele aguenta altas temperaturas sem modificar sua estrutura e componentes nutricionais (diferente do azeite e óleos vegetais como o girassol, canola, soja e etc que saturam em altas temperaturas e são prejudiciais à saúde).
*AÇÚCAR: O açúcar de coco é de baixo índice glicêmico ou seja não eleva as taxas de açúcar no sangue, além de muito mais saboroso que o açúcar da cana ele é muito mais nutritivo.
Outro queridinho meu é o Abacate, além de receitas maravilhosas que se pode fazer com ele como a Guacamole que já ensinei AQUI, ele é riquíssimo em nutrientes
Algumas pessoas tem medo de consumir o abacate devido a grande quantidade de gordura que ele possui, mas essa gordura é do tipo monoinsaturada que não é ruim para nosso corpo, muito pelo contrário ela só nos faz bem, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos do nosso sangue e previne doenças do coração.
O Abacate é fonte de vitaminas A e E, antioxidantes que ajudam a proteger as células do nosso corpo, ainda tem ferro, magnésio e potássio, ele ainda é anti inflamatório que reduzem o risco de doenças inflamatórias e degenerativas, ele ainda possui carotenoide luteína que protege a saúde dos olhos e previne cataratas.
A cúrcuma (ou açafrão) é muito amada aqui em casa,eu não posso cozinhar meu arroz sem ela que meu esposo já pergunta cadê a corzinha do arroz, eu a uso em praticamente tudo que faço desde que descobri os benefícios que essa raiz que se parece muito com gengibre possui.
A cúrcuma protege o fígado, é excelente para desintoxica-lo de substâncias químicas tóxicas, ela é fonte natural de curcumina que ajuda a equilibrar a microbiota do organismo, inibindo o crescimento excessivo de bactérias, possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, é analgésico natural, previne artrite e artrite reumatoide, acelera a cicatrização de feridas e na minha opinião o mais importante é a eficácia dela contra a formação e aumento do câncer (já que essa doença é genética em minha família), também previne mal de Alzheimer.
Outro superalimento que eu uso no meu arroz é a quinoa, já estamos tão acostumado que quando acaba (coisa rara de acontecer) parece que meu arroz não está igual, a quinoa é muito versátil e dá para fazer várias receitas com ela CLIQUE AQUI caso você coma carne e aprenda a fazer um maravilhoso kibe de quinoa.
A quinoa é muito consumida nos Andes e é uma alimento de alto valor biológico, ou seja, possui todos os aminoácidos que o corpo precisa para funcionar perfeitamente, ela é fonte de cálcio, ferro, ômega 3 e 6, ela é rica em fibras e possui vitamina do complexo B.
Para quem pratica atividade física que é excelente, pois ajuda no fortalecimento dos músculos e ajuda no ganho de massa magra, seus níveis de ômegas 3 e 6 são ótimos e previnem doenças cardiovasculares e reduzem o colesterol, ela ajuda no fortalecimento dos ossos, devido a quantidade de cálcio, as fibras que a quinoa tem ajudam no bom funcionamento do intestino e ela é um fonte de antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce.
E por último e não menos importante o Cacau, que é queridinho nacional, pois produz o tão amado chocolate (não confunda chocolate ao leite com chocolate de verdade, chocolate de verdade é no mínimo 70% cacau, chocolate ao leite tem em média somente 12% de cacau, ou seja tem de tudo menos cacau)
O cacau é um poderoso antioxidante e protege contra o envelhecimento precoce, protege o DNA contra danos causados por radicais livres, é fonte de magnésio que é excelente mineral alcalino (farei um post especial falando sobre alimentos alcalinos e seus benefícios), fonte de ferro, contém cromo que ajuda a equilibrar o açúcar do sangue, manganês que ajuda o ferro na oxigenação do sangue e na formação de hemoglobina, possui zinco que tem um papel muito importante no nosso sistema imunológico, no fígado e no pâncreas, é rico em vitamina C (cacau cru), Ômega 6 (cacau cru), Triptofano (aquele famoso por nos deixar de bom humor) importante para produção de serotonina, sendo assim nossa ansiedade cai e literalmente nosso escudo de defesa contra o estresse é ativado, contém teobromina (parente da cafeína, mas não é estimulante do sistema nervoso) é uma substância antibactericida que mata o Strptococci mutans (que causa a cárie).
Imagens retiradas do Google imagens.
Mto bom hein!! Aprendi mto, parabéns e obrigada!!!
ResponderExcluirQue bom que você gostou do post Gláucia fico muito feliz de verdade em ter te ajudado!!!
ExcluirMuito boa a materia. Parabéns.
ResponderExcluirMuito obrigada por gostar do post e muito obrigada pelo elogio.
ExcluirBeijos!!!