Para quem já acompanha o blog há algum tempo sabe que sou intolerante a lactose, não posso tomar leite de soja por conta do hipotiroidismo e não me adaptei aos leites vegetais, sei que hoje em dia existem os tais leites lacfree, mas os leites sem lactose vendidos nos mercados na realidade são leite normais que eles colocam enzima lactase para quebrar a lactose do leite e isso eu não acho certo, foi então que soube que os grãos que eu tanto procurava se alimentavam de lactose e que o leite de kefir era bom para intolerantes a lactose (procure sempre seu médico de confiança antes de iniciar qualquer tipo de dieta), foi então que minha vizinha me presenteou com os grãos mágicos de kefir e minha história de amor retomou com esses bichinhos.
Para quem não sabe o kefir tem origem no Cáucaso e diz a lenda que eles foram presente do profeta Mohamed (Maomé para os brasucas), para o povo caucasiano, que por sua vez recebeu os grãos de Alá, há também a alusão de que o kefir era o maná citado na história bíblica de êxodo. Acredita-se também que os caucasianos descobriram que o leite fresco que eles carregavam em suas bolsas de coura fermentava e resultava em uma bebida efervescente, mas a origem certa ainda é um mistério que nem a ciência pode explicar.
O Kefir não é comercializado (até existem pessoas que o vendem por aí, mas isso não é certo) o kefir é sempre doado, porque o que de graça ganhei, de graça vou doar também, existem grupos no facebook que falam especificamente sobre doação de kefir é só dar uma procurada que com certeza você encontra alguém em sua cidade que esteja doando e caso você não encontre existem pessoas que desidratam o kefir para o enviar pelo correio, então caso você tenha interesse vou deixar no final do post algumas páginas em que é possível você adquirir seu bichinho do leite.
Agora vamos aos benefícios do kefir:
O Kefir é facilmente digerido, é rico em proteína, polissacarídeos, ácido fólico, vitamina A, vitamina B2, B1 e vitamina K, É uma fonte excelente de biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação das outras vitaminas do complexo B. Seus grãos têm propriedades anticancerígenas, antitumorais, antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antimutagênicas e seu consumo diário produz bons efeitos em convalescença após doenças graves. Em linhas gerais promove uma purificação orgânica que auxilia a saúde e conseqüentemente a longevidade. Quando se têm afecções crônicas, deve-se beber kefir pela manhã, ao meio dia e à noite, ½ litro por vez. Digestivo, dificilmente produz intolerância ou efeitos colaterais.
O maior mérito do Kefir está na alta qualidade e quantidade de aminoácidos e na eliminação de microorganismos patogênicos da flora intestinal. O kefir previne a prisão de ventre, regularizando o processo digestivo, restaurando a microflora intestinal, o que é ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos. O kefir de leite fermentado por 12 horas, tem ação laxante, fermentado por 24 horas tem efeito regulador.
O kefir é conhecido por regular o sistema imunológico, fornece proteção natural contra doenças, regula a pressão arterial, promover a produção de bile, produzem antibióticos naturais, melhorar a circulação sanguínea, fortalecer os rins, regula o nível de colesterol, regular metabolismo, promover a perda de peso , melhora o tônus da pele, limpa o aparelho digestivo, regula os níveis de açúcar no sangue, protege a próstata e retarda o processo de envelhecimento.
Os benefícios do consumo de kefir são inúmeros, mas os principais são:
- incrementa o valor biológico das proteínas do leite;
- sintetiza ácido láctico, o que diminui a intolerância a lactose e favorece a digestibilidade do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca;
- sintetiza vitaminas do complexo B;
- aumenta a resistência à infecções;
- restabelece e equilibra a flora intestinal – elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protectora;
- regula da flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto diarreia, reduz a flatulência e melhora de uma forma geral todo o sistema digestivo;
- diminui a fracção do LDL colesterol;
- reforça o sistema imunológico melhorando a resistência contra inúmeras doenças;
- regula o açúcar no sangue melhorando o diabetes;
- reduz o processo de envelhecimento;
- beneficia coração, pâncreas, rins, próstata, fígado, músculos, cabelo, pele, sistema nervoso.
As proteínas do kefir são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. O triptofano, um dos aminoácidos essenciais abundantes no kefir, é conhecido pelo seu efeito relaxante do sistema nervoso, beneficiando muitas pessoas que sofrem de depressão, distúrbios do sono, entre outras.
Atua no tratamento das seguintes doenças: tuberculose, hipertensão, refluxo, TDAH (déficit de atenção e hiperatividade), infecção do trato urinário, acne, artrite, gota, síndrome gotejante do intestino, osteoporose, alergias, enxaqueca, asma, acidez estomacal, problemas circulatórios, hepatite, descontrole da produção de bilis, problemas digestivos, colites, bactérias hostis, prisão de ventre, candidíase, inflamações intestinais, câncer de próstata, câncer de cólon, e possivelmente HIV / AIDS.
A ingestão diária de 1 litro de kefir tem efeito comprovado no auxílio do tratamento de:
- Distúrbios nervosos (ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica);
- Bronquite, Catarros bronquiais e outros problemas respiratórios;
- Alergias (em caso de erupções cutâneas, a ingestão de ½ litro por dia basta e recomenda-se o uso externo, friccionando o kefir nas áreas afetadas e deixando secar na pele);
- Escleroses;
- Reumatismo e L.E.R. (lesões por esforços repetitivos);
- Tumores;
- Problemas cardiovasculares (infarte e arteriosclerose);
- Problemas de vesícula;
- Disfunções hepáticas;
- Problemas renais e icterícia;
- Doenças do estômago: gastrite, úlceras, regulariza a digestão;
- Problemas intestinais: diarréias, intestino preguiçoso ou preso, hemorróidas.;
- Problemas de sangue: anemia, leucemia;
- Problemas de pele: dermatites, eczemas, lúpus, cândida, psoríase, herpes;
- Males do Século: irradiações, exposições a monitores de vídeo, na desintoxicação de poluentes tóxicos;
- Excesso de peso: acentua amplamente a assimilação de nutrientes e equilibra de maneira geral as funções do organismo, provoca uma sensação agradável de saciedade, que reduz o hábito de comer por compulsão ou ansiedade.
Gita eu consegui meus grãozinhos do kefir e não sei como cuidar deles, e agora?
Geralmente você recebe seu kefir em um potinho com um pouquinho de leite, então assim que você o receber descarte o leite usando uma peneira de plástico (nunca utilize nada de metal com seu kefir, sempre use peneira e colher de plástico) e coloque o kefir em um leite novinho (para cada colher de sopa de kefir utilize 500ml de leite), você pode utilizar leite fresco, cru, pasteurizado ou não, ele pode ser integral, semi-desnatado ou desnatado, coloque o kefir em um recipiente limpo e se possível esterilizado ( se for esterilizar espere o recipiente esfriar para colocar o kefir, senão ele pode morrer), depois que colocar o kefir no leite, ele deve ficar em temperatura ambiente, ele fermenta em torno de 12 à 24 horas e quanto mais quente a temperatura mais rápida será a fermentação, caso a temperatura esteja menor que 10 graus (Oi gaúchos!!!) ele entra em hibernação, caso você for viajar e a viagem durar somente 2 dias ele pode ser guardado em geladeira, caso a viagem dure mais o interessante é congelar (assunto para outro post), passado o tempo de fermentação desejado é só coar o kefir (lembrando, sempre com peneira de plástico) e tomar o conteúdo que se parece com um iogurte, aí é só deixar a imaginação solta, pois há várias possibilidades, bater com frutas de manhã, fazer sobremesas, um cremoso cream cheese e por aí vai, caso não queira tomar o kefir imediatamente o líquido coado pode ser armazenado em geladeira.
Lembrando que os grãos de kefir são para sempre, então cuide direitinho deles e terá kefir por muitos anos.
Cuidados extras para seu kefir:
Quando coar o kefir e ele for devolvido para o leite fresco, cubra o recipiente com um pano de prato limpo ou um voal (eu coloco sempre um elástico em volta do pano que cubro o kefir) assim você evita que mosquitos e poeira entre em contato com o kefir, mosquitinhos de banana podem pousar no leite e depositar ovos e o kefir pode criar larvinhas e ninguém quer isso, certo? então evite deixar o kefir perto de fruteiras.
Quando for lavar o recipiente que o kefir está use sempre sabão neutro e lave muito bem antes de devolver o kefir.
Com tantos benefícios assim dúvido que você não vai pelo menos testar, então caso queira saber aonde tem kefir em sua cidade, vou deixar algumas páginas para pesquisa.
Como fazer cream cheese de kefir:
Adicione 500 ml de leite frio ou gelado
1 colher de sopa de grãos de Kefir
Cubra bem e deixe fermentando por 12 horas (se gostar de cream-cheese menos ácido)
ou deixe fermentando por 24 horas, fora da geladeira se estiver em temperatura amena,
no verão com calor extremo, sugiro guardar na geladeira após a separação do soro, as vezes
é rápido, em menos de 4 horas o seu leite já fermentou.
Coe, separe o leite fermentado dos grãos com o auxílio de uma peneira de plástico
Em seguida, utilize um coador de café feito com nylon, de uso especial para
coar seu leite fermentado com Kefir, não o utilize para outros fins.
Coloque seu coador em uma recipiente alto o suficiente para o soro drenado
não atingir o fundo do coador.
Tampe e leve a geladeira para dessorar.
Rendimento: de 150 g a 200 g de cream-cheese .
Chantilly de kefir:
ingredientes 2 xícaras de creme de leite Creme de leite fresco 1 colher de sopa grãos de kefir instruções: Misture os grãos de kefir e o creme de leite em um frasco de vidro . Cubra e deixe à temperatura ambiente durante até 12 horas. Misture a gordura e kefir no topo do frasco de volta para dentro do líquido . Escorra os grãos de kefir coloque em um novo leite e bata o creme coado ! Nota: Não deixe seus grãos de kefir no creme muito tempo ou ele vai separar a gordura do soro de leite, e você vai acabar com uma manteiga! Mesmo depois de 12 horas a gordura vai ter flutuado ao topo , por isso você deve ter cuidado para deixar a gordura dentro, e só remover os grãos de kefir . (essa receita provém do site Fermenting for foodiesDoadores de kefir de leite Brasil
Página kefir alimento probiótico
Kefir Brasil
Fontes: Algumas Informações traduzidas do artigo http://www.yourkefirsource.com/kefir-information/almost-everything-you-need-to-know-about-kefir
Nossa Gita bela postagem parabéns,fiquei super interessada no kefir rs,não conhecia.Obrigada
ResponderExcluir